Diferença entre Zé Eliton e Caiado cai para 10%; tucano tem a menor rejeição do eleitorado

A diferença entre os candidatos Ronaldo Caiado (DEM) e José Eliton (PSDB) na disputa pelo governo do Estado é de dez pontos percentuais, de acordo com a nova rodada da pesquisa do Instituto Directa/O Hoje realizada entre os dias 10 e 13 de setembro. Ronaldo Caiado continua a liderar a disputa com 36,8% das intenções de voto. O atual governador está com 26,2%. Estes números confirmam a tendência de possível segundo turno na eleição deste ano entre os dois.

O deputado federal e candidato ao Palácio Daniel Vilela (MDB) permanece na terceira colocação com 11,7%. A professora Kátia Maria e candidata pelo PT está na quarta posição com 3,5%. Nenhum dos outros candidatos registrou mais de 1% no levantamento. Weslei Garcia (Psol) anotou 0,8%; Marcelo Lira (PCB) pontuou 0,6% e Alda Lúcia (PCO) com 0,5%. Os entrevistados que pretendem anular o voto somam 10,8% dos entrevistados e quem não soube ou não quis opinar marcou 9,1%.

O instituto Directa também mediu o humor do eleitorado a respeito dos candidatos numa sondagem espontânea, ou seja: sem o auxílio da cartela com os nomes dos políticos. Neste quadro, a diferença entre Caiado e Eliton é ainda menor. O senador do DEM lidera com 14,5% e o governador aparece com 9,7%. Daniel foi menciona- do por 4,6% dos entrevistados. Kátia Maria, por 1,5%. Disseram que pretendem votar em Marcelo Lira 0,6% e em outros nomes que não estão na disputa, 0,7%. O contingente de indecisos chega a 58,3%. Votos nulos somam 10,1%.

O candidato tucano tem a menor rejeição por parte do eleitorado entre os três primeiros colocados na disputa. José Eliton pontua apenas 11% de rejeição. O candidato do MDB, Daniel Vilela, lidera a rejeição ao governo com 15%, em segundo vem Kátia Maria (PT) marcando 14% e em terceiro o senador Ronaldo Caiado (DEM), pontuou 12,5%.

Senado

O instituto também perguntou aos eleitores em quem votarão para as duas vagas ao Senado. O ex-governador de Goiás Marconi Perillo (PSDB) está em primeiro lugar com 32,1% das intenções de voto. A senadora e candidata à reeleição Lúcia Vânia (PSB) está em segundo com 29,2%. Em terceiro, o vereador Jorge Kajuru (PRP) com 28,5% e em quarto, Vanderlan Cardoso (PP) com 14,6%.

Na sequência, vêm Wilder Morais (4,6%), professora Magda Borges (3,2%), professora Geli (2,8%), Agenor Mariano (2,6%), professor Alessandro Aquino (1,9%), Luis Cesar Bueno (1,8%), Fabrício Rosa (1,1%) e Santana Pires (0,9%). Votos sumos representam 12,7%. Não souberam ou não quiseram responder 10,1% dos entrevistados.

O instituto Directa ouviu 1.002 eleitores em 60 municípios de Goiás entre os dias 10 e 13 de setembro. A margem de erro é de 3,9 pontos percentuais para mais ou para menos. O levantamento foi registrado no Tribunal Regional Elei- toral (TRE) sob protocolo 05872/2018.




Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.