Fake news de José Nelto vira piada no mundo político e na imprensa

Para analistas e comentaristas de política, ao fazer vídeo com notícia falsa de adversário, deputado revelou “extrema preocupação” da coligação de Caiado com avanço da candidatura do governador José Eliton

A tentativa do deputado estadual José Nelto (Podemos) de propagar notícias falsas sobre a candidatura do governador José Eliton (PSDB) à reeleição virou piada no mundo político e na imprensa. Depois de ser massacrado pelos internautas, que condenaram o vídeo que o parlamentar gravou na sexta-feira, Nelto agora é bombardeado pelos jornalistas especializados na cobertura política.

Para dois dos principais analistas, Vassil Oliveira e Cileide Alves, o deputado deu um tiro no pé, revelando a extrema preocupação da coligação do senador Ronaldo Caiado (DEM) com o avanço consistente da candidatura de José Eliton. Comentaristas políticos experientes, Vassil e Cileide, criticaram a ação de Nelto em seus comentários na manhã desta segunda-feira na rádio Sagres 730. “Foi uma burrice”, disse Cileide. “Um tiro no pé”, classificou Vassil.

Vassil disse, em seu comentário, que a ação foi “uma furada” e foi uma “desinformação” muito rapidamente desmentida. “Por que fazer e divulgar um vídeo deste?”, estranhou, dizendo ser “muito difícil imaginar que faz parte de uma estratégia de Caiado”, e sim um “voluntarismo” de Nelto e “um tiro no pé, inclusive para Caiado, porque acaba funcionando negativamente para ele”, avaliou o jornalista, assegurando que este tipo de ação “ao invés de ajudar, faz atrapalhar bastante”, ao refletir diretamente na campanha do candidato a governador.

Cileide Alves, por sua vez, prevê mais problemas para a campanha de Caiado. “A julgar por muitas das pessoas que estão ali no entorno da candidatura de Ronaldo Caiado este tipo de episódio tende a não ser um fato só, e que vai morrer agora.Tende a acontecer com outros interlocutores do candidato, pelo estilo que eles tem”, disparou a jornalista. “É um ambiente fértil”, concordou Vassil, observando que a fake news chegou a ser propagada por outros apoiadores da campanha caiadista. “É fértil para a produção de desinformação, de factóides”, cutucou Cileide.

A jornalista ainda qualificou a ação de Nelto, se fosse encarada como estratégia de campanha: “Burrice. Eu não consigo imaginar como que você inventar fofoca, fomentar a desinformação, em que isso ajuda”, questionou, lembrando que o fato foi rapidamente confirmado que não era verdade. “A credibilidade do político está em jogo, quando se faz isso. Quem faz isso e é imediatamente pego na mentira, perde credibilidade”, lembrando que é esse o maior fator de desgaste no mundo político, hoje.




Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.