Pães mofados são servidos como merenda escolar em Recife

Pães mofados, sopas servidas em sacolas plásticas e até mesmo pratos com quantidade insuficiente de comida revelam a baixa qualidade das merendas escolares servidas todos os dias para cerca de 144 mil crianças e adolescentes da rede municipal do Recife. O descaso com a saúde dos estudantes foi discutido, nesta segunda-feira (15), em audiência pública na Câmara dos Vereadores.

“Estamos recebendo muitas denúncias da qualidade da alimentação que está sendo entregue. Tem, por exemplo, sopas que se parecem com um caldo nada nutritivo, e estamos falando de crianças e adolescentes”, disparou o vereador Renato Antunes (PSC).

As denúncias foram qualificadas com a ajuda do Sindicato Municipal dos Profissionais de Ensino da Rede Oficial do Recife (Simpere). Os professores se mostraram preocupados com a saúde dos alunos. “São servidos muitos sucos industrializados, o que é extremamente prejudicial a saúde. Além da quantidade que reduziu muito e não é suficiente para a necessidade das crianças”, desabafou a professora Teoneide Albuquerque.

A Casa de Farinha, empresa que fazia o fornecimento das merendas até o ano passado, é investigada pelo fornecimento de merenda escolar pela Polícia Federal, Ministério Público e pela Polícia Civil, além de também ser investigada pelo Tribunal de Contas do Estado por fraudes nas licitações. Em agosto do ano passado, foi deflagrada a operação Castelo de Farinha por suspeitas de irregularidade nos contratos com a Prefeitura de Ipojuca e do Cabo de Santo Agostinho.

Para a gerente de Alimentação da Prefeitura do Recife, Synara Vieira, os problemas denunciados nas escolas da capital são pontuais. “Diante de 130 mil refeições diárias, pode haver problemas. A gente faz a ação corretiva, o alimento é descartado e é reposto para que o aluno não tenha nenhum prejuízo”.




Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.